O autoconhecimento é fundamental e inerente a todas as pessoas. São buscas incessantes de respostas sobre nós mesmos, sobre a vida e a forma como nos relacionamos com ela.Ele permite um melhor entendimento sobre nosso comportamento, pensamento, atitudes e sentimentos. A partir de um melhor autoconhecimento, é possível entender como lidamos com as variadas situações que a vida nos proporciona, como lidamos com as pessoas ao nosso redor e como lidamos com nós mesmos.
Mas o interessante é que esse entendimento é uma busca sem fim, pois estamos sempre em evolução, em constante mudança, mesmo que não percebamos isso. Você é o que pensa ser ou
está o que pensa ser? Nós somos ou estamos no mundo, nas situações e relações? Então, o que você é e o que você está? A Mecânica Quântica nos trás de forma clara, nosso envolvimento com nós mesmos, nossa responsabilidade frente aos acontecimentos da realidade e principalmente o que criamos e o que atraímos para nosso cotidiano.
A partir de um melhor autoconhecimento, entendemos exatamente o que atraímos, qual realidade criamos e os motivos pelos quais estamos vivendo essa ou aquela situação. Como de costume, culturalmente e devido à “zona de conforto” (termo que se refere ao comodismo e falta de atitude em que nos situamos), culpamos o outro, as situações externas e até mesmo à Deus pelos infortúnios da má sorte e faltas diversas. Sempre nos voltamos aos fatores externos nossa escassez ao invés de nos implicarmos com nossas escolhas, nossa responsabilidade, nosso plantio...
A Mecânica Quântica nos convida a uma busca da nossa essência a fim de sairmos da posição de vítimas do acaso a nos tornarmos os responsáveis por todos os acontecimentos que nos cercam, fazendo assim, a junção com o autoconhecimento.
A famosa máxima do templo de Apolo em Delfos: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” é uma das grandes verdades da humanidade com um sentido profundo e reflexivo, que vai para além dos nossos entendimentos. Todo o conhecimento necessário está dentro de nós, todas as perguntas já existem em nosso íntimo, portanto todo o mundo e os mistérios que envolvem o universo e o “ser” estão disponíveis a partir do autoconhecimento.
Ainda que seja uma busca incessante por respostas, a vida nos exige esse estudo, para que possamos criar uma realidade favorável e próspera a nós mesmos e aos outros, radiando energia abundante com o nosso magnetismo. Tudo muda quando nós mudamos, as situações chamadas de “problemas” passam a ser circunstâncias da vida e o mundo ao nosso redor, ao ser olhado sob outro prisma, passa a ser mais leve!
Gratidão imensa!
Fernanda Cardoso
コメント